sexta-feira, 16 de julho de 2010

Festa de 15 anos





Decoração de festa de 15 anos precisa ser feito previamente.

O baile de debutante é um momento muito especial na vida da adolescente. Então, caso ocorra uma comemoração, é necessário planejar previamente a decoração da festa de 15 anos. No entanto, os pais da aniversariante devem conversar com ela para saber quais são seus sonhos e desejos e, a partir daí, começar a buscar orçamentos para garantir uma comemoração totalmente inesquecível.
Geralmente, cuidar da decoração de festa de 15 anos não é algo simples, pois demanda tempo e dinheiro. O baile de debutante funciona como uma espécie de apresentação da aniversariante à sociedade. Por isso, é necessário que o evento seja bonito e com um toque de requinte. Dependendo da possibilidade, o ideal será contratar uma assessoria especializada em festas de 15 anos.
Se a comemoração for temática, a decoração da festa de 15 anos deve acompanhar o estilo escolhido. No Brasil, as aniversariantes continuam optando pelo baile tradicional, mas celebrações estilo anos 60, anos 70, fantasia e luau também estão em alta. Porém, o ideal é conversar com a adolescente para conferir o que deve ser feito, realizando todos os sonhos dela em relação à ocasião.
Independente do tema, os detalhes que envolvem a decoração da festa precisam ser analisados com antecedência. As tonalidades são consideradas coringas neste tipo de evento, até porque elas oferecem um toque de sofisticação. Velas e flores são artigos muito especiais, desde que sejam usadas com bastante cuidado.
Todos os profissionais que participam da decoração de festa de 15 anos precisam ser contratados ao menos quatro meses antes do evento. Desta forma, é possível estabelecer prazos, conferir se o desejado combina com a ocasião, se ocorrerá algum tipo de mudança e se tudo está de acordo com o gosto da debutante. É aconselhável conhecer o portfólio dos responsáveis ou mesmo solicitar referência de antigos clientes. Assim, os pais ficarão mais seguros em relação à contratação dos profissionais.



Fonte: Noivas & Cia.

Debutante? confira o que é legal e o que está por fora quando o assunto é festa de 15 anos.
Não pague mico


In · Vídeo com depoimentos de amigos e fotos da turma para rolar durante a festa. · carinhas lindos fazendo drinques e milk shakes pra galera. · dançar uma música romântica ou um tema da disney com o seu pai e colocar sua mãe pra curtir também, afinal, ela faz parte do grande dia!
Out · clipes com fotos da vida da aniversariante. · 15 casais para dançar (se a festa for superclássica, vá lá!). · dançar valsa com tudo quanto é homem da família.
Fonte: Revista Atrevida

Decoração
Que cor usar?

A decoração é um dos elementos chaves da festa. É primeira coisa em que os convidados batem os olhos. As tonalidades devem ser escolhidas de acordo com os outros itens da festa, como vestido, as lembrancinhas e os convites. O mais tradicional é o branco, com tons de prata. Mas, o rosa ainda é a cor preferida das debutantes. O colorido forte, como verde, laranja e vermelho, dá um toque moderno ao evento.




A música da festa
Por Ana Carolina Giarrante

A música pode estar relacionada com o tema da sua festa. Mas nada impede que, no auge da noite, role aquela baladinha que você ama e que está bombando no rádio! Você pode contratar um dJ ou, ainda, pedir que alguém improvise o som! É tudo festa e a turma sempre se diverte! Para adiantar o seu lado, pedimos para o dJ da Mack Produções, Henrique secchi, preparar uma lista das 10 músicas mais tocadas nas festas!
1. Open Your eyes, snow patrol2. I Wanna Love You, akon3. Smack that, akon e eminem4. Sweet scape, Gwen stefani5. Fergalicious, fergie6. So special, morpheus7. Changes, chris Lake8. Life is Love, No tone9. Love is Gone, david Guetta10. Destination calabria, alex Gaudi
Fonte: Revista Atrevida



BAILE DE DEBUTANTES

No sentido com o qual foi criado, o Baile-de-debutantes é o coroamento de um projeto educativo independente e sui generis. Surgiu no século XVIII junto às cortes européias, com a finalidade de educar as meninas para a vida social e a direção do lar. Esta era praticamente a única alternativa à vida religiosa em um monastério. Mas, gradualmente essa vinculação palaciana se desfez, e o baile passou a ser promovido por entidades várias, ora associado a um programa educativo bastante disciplinado – quando organizado por igrejas, escolas e entidades filantrópicas –, ora meramente uma festa estelar, promovida por clubes e hotéis de luxo, sem qualquer exigência prévia senão o pagamento de taxas exorbitantes aos seus organizadores. A palavra "debutante" vem do francês débutante, que significa iniciante ou estreante.
Na modalidade em que é mais fiel à sua antiga formulação, o Baile das Debutantes é em geral promovido por uma Comissão Organizadora, que convida uma ou várias patronesses, e é precedido por uma etapa de ensino prático. O programa compreende, principalmente:
a) engajamento em um trabalho social caritativo;
b) lições de Boas-maneiras e Etiqueta com a realização de Chás e Coquetéis, nos quais as candidatas são observadas e corrigidas pela patronesse ou pelas senhoras da Comissão; e
c) explanações sobre cidadania, política e economia, em visitas guiadas à sede dos poderes municipais, estaduais, federais; a museus e locais históricos.
A formação das debutantes e o baile não se vinculam a nenhum nível do currículo escolar, e sim a uma idade considerada apropriada para a integração e início da participação social responsável da mulher, geralmente entre quinze e vinte anos, e antes do ingresso na universidade
.



Bolo de 15 anos
A debutante deve escolher com carinho o bolo de 15 anos

O bolo de 15 anos poderá ser comestível ou artificial. Porém, tudo depende do que se espera para esta data. Muitos serviços de buffet oferecem como opção de cardápio a sobremesa com bolo, mas este pode ser apenas de corte e não o que ficará exposto na mesa. No entanto, cabe à mãe ou mesmo à debutante decidir o que mais agrada. Se a adolescente optar pelo bolo comestível, em muitos casos, o mesmo deverá ser encomendado em um ateliê especializado.
O confeito rosa ainda é bastante apreciado pelas meninas mas, nos dias de hoje, encontramos muitas debutantes que preferem sair do tradicional. O recheio do bolo de 15 anos varia conforme o gosto pessoal. Entretanto, doce-de-leite e brigadeiro ainda são os preferidos. Em muitos casos, conversar com o confeiteiro será a solução para quem ainda não escolheu o sabor.
A decoração do bolo poderá respeitar a ornamentação escolhida para a festa, ou seja, se a adolescente escolheu algo moderno, o doce também deverá ser confeccionado de modo despojado. Lembre-se de conversar com o artesão sobre o que mais combina com o evento. Em relação aos doces da festa, tenha em mente que cada sobremesa deverá ser servida a todos os convidados.
Calcule cerca de 50 gramas de bolo por pessoa, caso haja docinhos e outras sobremesas. No entanto, 100 gramas serão ideais se o evento contar apenas com o bolo como opção de sobremesa. Quanto à parte decorativa, muitos trabalham com pasta americana, que garante uma decoração perfeita e gostosa. O ideal é encomendar o bolo de 15 anos cerca de três meses antes do evento, pois assim é possível fazer a degustação e escolher com calma o quitute perfeito.
Dica: No momento de contratar o serviço, leve amostras dos tecidos que serão utilizados na ambientação do salão de festas ou no vestido da debutante.


A festa começa na escolha do convite

Os convites seguem a linguagem jovem atual. Poucas garotas ainda escolher o tradicional, como de casamento. Existem hoje os feitos de placa de vidro, porta-retrato, chaveiro, havaiana personalizada, como um abadá, com miçangas, apliques, em jeans, em PVC com água no interior, em CD, com a foto da aniversariante estampada. As lembrancinhas tradicionais, como velas, imãs e doces, ainda são as mais procuradas. Uma opção é gravar um CD com as músicas preferidas da debutante ou ter uma cópia do clipe de fotos.


DICAS COM QUEM ENTENDE
Respeitando o gosto dela

O mais importante é que o sonho da menina, quase mulher, seja realizado, por isso é fundamental deixar que ela participe de todas as etapas, desde a escolha dos convites, até o vestido que usará no dia.
As inovações não ficam apenas nos temas, ou no tipo de música. Os cardápios também passaram a atender muito mais ao gosto dos adolescentes, incluindo quitutes que normalmente não eram servidos nesse tipo de festa como mini-pizza, mini-sanduíches, tacos, crepes e, também, quitutes japoneses (sushis, sashimis). Muitas vezes são oferecidos dois tipos de cardápios, um para os adolescentes, outro para os adultos. As lembrancinhas e os convites também são alvo da criatividade dos adolescentes que buscam sempre alternativas inusitadas. "Quanto às atrações da festa como bandas, artistas famosos (em geral para dançar a valsa com a debutante) são freqüentes, claro, mas tudo vai depender do orçamento da festa, "Neste momento a mãe deve lembrar que a festa está sendo feita para realizar o sonho da filha e não o dela (como muitas vezes acontece").
Organizando uma festa perfeita
A partir da locação do espaço, entra a figura do promoter que estará acompanhando tudo que for necessário para que a festa aconteça do jeito que foi encomendada pelos pais e desejada pela debutante. É a fase da organização, que muitas vezes começa com um ano e meio de antecedência (convites, lista de convidados, escolha dos vestidos, das 15 amigas e amigos, do príncipe etc), que vai dar o toque próprio da festa. Aliás, a festa de debutante de agora, mesmo com a parte tradicional, está mais com jeito de balada jovem, de festa de aniversário. Há o momento para os pais, e o momento para o jovem.
Outro dado interessante é que uma festa de debutante, muitas vezes, pode sair mais cara do que um casamento completo.
O coquetel de entrada, para a recepção dos convidados, numa ala separada de onde a debutante vai aparecer para a valsa. Nesse momento, ela veste o primeiro vestido. Há um som ambiente, e pode acontecer a Fun Photo, ou caricaturas dos convidados que vão chegando. Abre-se o salão, já todo preparado para a festa, e a debutante reaparece, depois de ser preparada pelo cabeleireiro e fazer a segunda troca de vestido. A cenografia pode ser uma escadaria, ou até mesmo um elevador suspenso, com um foco especial de luz para a entrada triunfal da debutante. Raios laser com o nome dos casais que vão chegando na pista, vão sendo projetados. Hoje é comum usar tela de plasma também, com a projeção de um clip da debutante. Eles caminham até o local da vela, acendem uma a uma e vão se posicionando na pista.
O pai vai até a filha para recebê-la. Até essa parte, é muito comum de se ver em grande parte das festas.
Depois, tudo gira em torno de um momento muito pessoal, tendência forte nas festas de hoje. Os meninos e meninas do cerimonial são amigos da debutante. A parte de alimentação está adaptada para atender basicamente dois grupos: os adultos e os jovens. Para estes, preparamos ambientes mais descontraídos, com lounges, e uma forma de eles se servirem por conta própria", Com o bolo na pista para o corte e Parabéns, e os 15 casais já posicionados para as valsas, o mestre de cerimônias chama os pais. É uma forma de não ficarem ali, parados à toa na pista. Procure um DJ antenado com o que os adolescentes estão ouvindo. A balada fica mais do gosto deles. A lista de convidados na entrada é um item que não pode ser esquecido".
Seqüência tradicional
Basicamente, a festa é dividida em três partes, dentro do que se entende como um cerimonial tradicional, como mostra a seguir.
1ª parte:
-recepção dos convidados
-coquetel e jantar, com som ambiente
-ajustes finais com o cortejo de honra, e troca do segundo vestido
2ª parte:
O cerimonial dos 15 anos (leia logo abaixo)
3ª parte:
Início do Baile
Como deve ser um Cerimonial de 15 anos: (Tradicional)
1 - Abertura do cerimonial
2 - Entrada do cortejo (familiares)
3 - Entrada dos Príncipes para apresentação
4 - Entrada das Damas de Honra
5 - Entrada da Aniversariante
6 - Recepção pelo seu Príncipe de Gala
7 - Entrega da jóia - anel - colar – pulseira (geralmente feita pelo pai ou avô)
8 - Troca do sapato (opcional)
9 - Passagem da boneca (opcional)
10- Telão (retrospectiva da vida da debutante)
11 - valsas:
a) 1ª com o Pai
b) 2ª com avô - padrinho - irmão - ou tio (a escolher)
c) 3ª Com seu Príncipe, para apagar as 15 velas
12 - Parabéns
a) corte do bolo
b) brinde com champanhe
13 - Homenagens
a) buquês (avós, madrinha, tias, mãe do namorado)
b) arranjos de flores - textos ou músicas
14 -Entrega das lembrancinhas:
a) para os casais que dançaram a valsa
15 - fotos
16- Início do baile / balada
Esse é, segundo Zanoni, o verdadeiro Cerimonial dos 15 anos Tradicional. Hoje, com o cerimonial moderno, há uma mescla do tradicional com uma festa típica de adolescentes. Há casos em que a balada começa, em geral, desde o início, ou após o jantar e a valsa.
Saindo do lugar comum
Para Wanderley Camarneiro, o Foca, cobrir festas, debuts, casamentos e aniversários há mais de 30 anos é, além de profissão, missão de fazer o melhor, de buscar novidades e dar ao cliente a certeza de um serviço de qualidade. Para ele, é necessário fazer um acordo com a filha e a mãe para que as fotos e as filmagens, que são o grande registro de um momento único na vida, não virem um "mico", como diz. "Nessa idade, elas se envergonham fácil com o que o colega vai falar ou achar. Então, o melhor, é evitar muita pose com a família, fora de hora. Aproveitar o início, quando a festa não começou, na hora da recepção, é a melhor hora. "Além de ser um momento de aprendizado social da menina em recepcionar seus convidados, é um tempo parado, de cumprimentos, e dá para se tirar as famosas fotos de poses que a família tanto gosta", explica Foca.
Uma de suas grandes tiradas para o début é o jornal ‘Delight’ produzido com exclusividade, enquanto rola a festa. "É um jornal que é feito no meio do evento", explica. Quando os convidados vão embora, recebem um exemplar com a cobertura fresquinha ainda, da festa. Haja criatividade!
Foca recomenda: "se der pra começar o baile antes da meia-noite para não atrapalhar a balada, melhor. Assim, eles curtem mais e podem ficar mais tempo na festa, sem os pais ficarem ligando desesperados para ir buscá-los às duas da manhã".
Dicas da Debutante Acontece:
-O coquetel na entrada é uma forma de os convidados irem degustando e bebendo algo, enquanto aguardam o grande momento da debutante.
-Na hora de acender as velas, estas são acesas pela chama da vela central, que foi acendida pela mãe da debutante. Cada casal vai entrando ao som de algum trecho de música significativo para cada um.
-Depois da terceira valsa, os demais convidados são convidados a dançar. As valsas vienenses são as mais executadas, entre elas, as eternas Valsa das Flores, de Tchaikovsky, Valsa do Imperador, Danúbio Azul e Contos dos Bosques de Viena, de Johann Strauss II.

Fonte: Debutante Acontece



O vestido de debutante
A escolha do vestido de debutante deve ser feita com bastante calma

Numa festa de 15 anos, nada é mais importante do que o vestido de debutante. Certamente, o momento de dançar a valsa é muito esperado e assim como a noiva, a aniversariante será o grande centro das atenções daquela noite. A escolha do modelo perfeito deve ser feita com bastante calma, paciência e compreensão. Primeiramente, a adolescente deve ter em mente o que deseja para que depois todos os planos sejam colocados em prática.
Atualmente, fica difícil falar sobre uma celebração deste porte sem contar todos os detalhes que transformam esta comemoração em um mega evento. Mais do que apresentar a garota para toda a sociedade, as festas de 15 anos são consideradas um belo acontecimento social, aonde poderemos encontrar muitas surpresas e grandes novidades.
É comum encontrarmos a aniversariante com uma roupa básica na hora de receber os convidados, e depois passar por uma transformação com a realização de um lindo penteado, maquiagem e reaparecer depois usando um belíssimo traje. No passado, os vestidos de debutante eram facilmente encontrados nas cores branca e pérola, porém nos dias de hoje é fato encontrar tons vibrantes e variados.
A presença da mãe da aniversariante é importante, pois ninguém melhor do que ela conhece os gostos da filha, então qualquer opinião é considerada válida. E também, a adolescente precisa ter mente que seu jeito de ser, tipo físico e estilo da festa são considerados extremamente valiosos, e que a escolha do modelo vai influenciar em todos estes quesitos.
É fundamental que a menina que estará sendo apresentada para a sociedade como uma mulher sinta-se bem com a cor escolhida para o modelo em questão. Até porque, de nada irá adiantar se ela não ficar à vontade com o vestido de debutante, pois certamente não conseguirá aproveitar grande parte da festa de 15 anos.
É de extrema valia que seja feita algumas provas, principalmente se o traje for confeccionado por uma costureira ou estilista profissional. O decote não deve ser algo exagerado, quanto mais discreto for o corte, com certeza mais positivo será o resultado final. É válido também que os pais estejam a par de todos os desejos da filha, desta forma a festa de 15 anos será totalmente perfeita e conforme o esperado para este momento que marca uma nova fase na vida da aniversariante.
Fonte: Noivas & Cia.

4 comentários:

  1. QUE ROUPA DEVO USAR NOS 15 ANOS DA MINHA FILHA SERÁ DIA 08/01/2011 VERÃO E Ñ QUERO USAR LONGO ME AJUDEM (fICA FEIO IR DE CALÇA SOCIAL COM UM TOMARA Q CAIA SOCIAL DA MESMA COR?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. quanto vc cobra em media como cerimonialista? queria ter uma ideia.

    ResponderExcluir